terça-feira, 19 de agosto de 2014

Governo dos Açores reforça apoio à requalificação de licenciados desempregados

O Governo dos Açores assume, pelo segundo ano consecutivo, o apoio às pessoas que se encontram desempregadas no sentido de redirecionarem a sua formação superior de base para outra área de formação e, com isso, aumentarem as hipóteses de integração do mercado de trabalho.

O apoio governamental, enquadrado pelo programa Requalificar, é concedido através do pagamento integral das propinas de mestrados em áreas consideradas de maior empregabilidade entre a oferta formativa da Universidade dos Açores, com a qual o Governo Regional firmou um acordo para o efeito.

O Requalificar não tem caráter obrigatório e a decisão de candidatura ao programa é da responsabilidade dos desempregados, cabendo à Universidade dos Açores o processo de seleção dos candidatos aos vários cursos a apoiar e à Direção Regional do Emprego e Formação Profissional assegurar o pagamento das respetivas propinas.

Uma portaria da Vice-Presidência do Governo hoje publicada no Jornal Oficial identifica as áreas de formação consideradas de baixa empregabilidade, quer pelo número de pessoas inscritas nas Agências de Emprego da Região, quer pelo tempo em que essas pessoas permanecem inscritas em determinada área.

O programa abre a possibilidade de mestrados a licenciados desempregados em áreas como Ambiente, Saúde e Segurança, Ciências Económicas e Empresariais, Gestão do Turismo Internacional e Tradução e Assessoria Linguística, no polo universitário de S. Miguel; Engenharia Agronómica, Engenharia Zootécnica e Tecnologia e Segurança Alimentar, no polo da Terceira; e Estudos Integrados dos Oceanos, no polo do Faial.

Vão estar também disponíveis pós-graduações em Análise de Dados e Gestão de Informação e em Segurança Alimentar e Saúde Pública, no polo universitário de S. Miguel.

Este ano, pela primeira vez, será apoiado um Curso de Especialização Tecnológica em Agropecuária, que decorrerá no polo de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.



GaCS

Sem comentários: