segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vasco Cordeiro preside à abertura da Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, em Hilmar, na Califórnia

O Presidente do Governo preside a 29 de agosto, em Hilmar, na Califórnia, EUA, à sessão de abertura da XVII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA), uma reunião onde estarão em análise os principais desafios que se colocam a estas instituições da diáspora açoriana e serão apresentadas oportunidades de investimento na Região.

A presença de Vasco Cordeiro nesta reunião anual das Casas dos Açores, que se realiza pela primeira vez no estado norte-americano da Califórnia, insere-se no objetivo do Governo Regional de promover a presença e a visibilidade dos Açores no exterior do arquipélago, assumindo as Casas dos Açores um importante papel na divulgação da realidade açoriana nas sociedades em que se inserem, nomeadamente através da promoção dos produtos regionais e da procura de oportunidades de negócios.

A XVII Assembleia Geral do CMCA contará com a presença de representantes das 13 Casas dos Açores que integram este órgão e de duas instituições observadoras, a Casa dos Açores da Baía, no Brasil, e a Associação Cultural Amigos do Pico, de Vancouver, no Canadá.

Vasco Cordeiro assistirá ainda a uma mesa-redonda subordinada ao tema ‘Desafios das Comunidades e das Casas dos Açores no Mundo’ e a uma apresentação sobre ‘Oportunidades de Investimento nos Açores’, que será feita por Arnaldo Machado, presidente da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), e presidirá ao Jantar de Abertura da XVII Assembleia Geral do CMCA, durante o qual serão atribuídas três Medalhas de Mérito a instituições de relevo na comunidade açoriana nos EUA e será distinguido um ‘Produto Açoriano de Qualidade’.

Este evento contará com a presença, entre outras individualidades, de representantes dos partidos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, do embaixador de Portugal em Washington, Nuno Brito, do Cônsul Geral de Portugal em São Francisco, Nuno Mathias, e do Cônsul Honorário de Portugal em Tulare, Diniz Borges.

Durante os dois dias de trabalhos da Assembleia Geral, além de um balanço da atividade desenvolvida pelas Casas dos Açores, vão ser discutidos temas como ‘Vida Associativa e Comunicação Social na Califórnia’, ‘Participação Cívica e Política nas Comunidades’ e ‘Ensino Superior: Desafio aos Jovens Portugueses e Luso-Americanos nos EUA’.

A Califórnia é o estado norte-americano com maior presença portuguesa, estimando-se que mais de 70 por cento dessa presença seja de origem ou descendência açoriana.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores, criado em 1997, visa promover e desenvolver atividades que contribuam para a afirmação dos Açores e da sua diáspora no mundo e para o desenvolvimento de relações sociais, culturais e económicas entre o arquipélago e as regiões de implantação de cada uma das Casas dos Açores.

Atualmente, integram o CMCA as Casas dos Açores do Norte, Lisboa e Algarve, no Continente, do Quebeque, Ontário e Winnipeg, no Canadá, de Hilmar e Nova Inglaterra, nos EUA, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e S. Paulo, no Brasil, e do Uruguai.




GaCS

Sem comentários: