quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Vasco Cordeiro encontrou-se com o Governador da Califórnia

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, teve um encontro, em Sacramento, com o Governador do Estado da Califórnia, Jerry Brown, com quem analisou a importância da comunidade açoriana e açor-descendente neste estado norte-americano, onde representa mais de 70 por cento da presença portuguesa.
  
“Consideramos muito importante, não apenas a relação afetiva que os Açores têm com a Califórnia, fruto da presença neste Estado de muitos descendentes de açorianos, mas também a relação política decorrente, desde logo, da existência de um acordo de geminação dos Açores com este Estado desde 2002”, afirmou Vasco Cordeiro no final do encontro, que decorreu terça-feira no Capitólio do Estado da Califórnia e contou também com a presença do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, e do congressista norte-americano Jim Costa, de ascendência açoriana.

“Queremos aprofundar e desenvolver essa relação política e afetiva, nomeadamente, com destaque para os ativos que os Açores apresentam como porta de entrada para a União Europeia e como local por excelência para o desenvolvimento de áreas de vanguarda, como as energias renováveis, e o aproveitamento comercial das áreas ligadas às ciências do mar”, acrescentou o Presidente do Governo.

Neste encontro, que assinalou o início da visita do Presidente do Governo à Califórnia, Vasco Cordeiro deu a conhecer ao Governador do Estado alguns aspetos da realidade atual dos Açores ao nível económico, social e político.

Ainda na tarde de terça-feira, Vasco Cordeiro contactou com vários congressistas e senadores estaduais, incluindo Tony Atkins, presidente da Assembleia Estadual da Califórnia, tendo também assistido às reuniões que decorriam desta Câmara e do Senado da Califórnia.
               
Os trabalhos chegaram a ser interrompidos para que fosse anunciada aos presentes a presença do Presidente do Governo dos Açores, o que suscitou grande curiosidade por parte da generalidade dos congressistas.
               
Vasco Cordeiro terá hoje uma audiência com o Presidente do Senado da Califórnia, Darrell Steinberg, seguindo depois para S. José, onde se vai encontrar com açorianos de Silicon Valey, membros da Rede Prestige e empresários e membros do Young Portuguese American da Califórnia, antes de presidir a um jantar com a comunidade açoriana desta cidade norte-americana.




GaCS

Sem comentários: