segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bandeira oficial do galardão Platina da Quality Coast já está hasteada na Horta

A bandeira oficial do galardão Platina da Quality Coast foi hasteada hoje na Marina da Horta pelos secretários regionais do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, que também receberam o certificado que atesta a excelência e sustentabilidade do Destino Açores, único distinguido com o grau Platina.

“Este galardão é uma mais-valia que deveremos saber utilizar e tirar partido dela, para continuarmos a construir um futuro cada vez melhor, em que a componente ambiental esteja sempre bem protegida, como temos feito até agora, e para que os Açores sejam um destino turístico verdadeiramente sustentável no futuro”, afirmou Vítor Fraga.

O Secretário Regional frisou que “com a atribuição de um galardão que é o único atribuído a uma região da Europa, há que utilizá-lo ao nível da promoção institucional da Região”.

O titular da pasta do Turismo convidou, por isso, todas as empresas a “utilizar este galardão para promover a Região e potenciá-la como um destino turístico verdadeiramente sustentável”.

Por seu lado, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou que a atribuição deste galardão representa “um desafio, porque uma das categorias de avaliação do Quality Coast tem a ver com as melhorias de ano para ano e os planos para medidas no futuro, o que nos obriga a continuar o nosso trabalho”.

Fausto Brito e Abreu frisou que a distinção foi atribuída às nove ilhas dos Açores, salientando que, “para quem está no Governo, é um prazer grato ver um júri internacional independente reconhecer o esforço que é feito há mais de uma década, em várias áreas, nas políticas que afetam o mar, em geral, e o turismo, em particular”.

Os Açores foram a única região distinguida com o galardão Platina da Quality Coast, tendo ficado em primeiro lugar entre mais de um milhar de destinos concorrentes.

A classificação Platina foi criada este ano pelo júri internacional, após a elevada pontuação atribuída aos Açores.

As nove ilhas do arquipélago receberam a mesma pontuação, existindo uma classificação da vida marinha, da natureza, da paisagem, da zona costeira, do envolvimento, das águas limpas, das bandeiras azuis, da cultura, sociedade e hotéis ou equivalentes.

O QualityCoast, organizado pela Coastal & Marine Union (EUCC), pretende promover os destinos de turismo sustentável, de férias económicas, mas de grande qualidade, ficando o turista seguro na sua escolha com a garantia da certificação que está presente na igualdade dos critérios de avaliação para todos os países.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: