quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Governo dos Açores considera os professores como aliados no combate ao insucesso escolar

O Secretário Regional da Educação e Cultura reafirmou hoje, em São Miguel, que o insucesso escolar “é uma chaga social que urge debelar” em benefício do futuro dos Açores.

Avelino Meneses, que falava na sessão de abertura do Encontro Regional de Professores de Matemática, na Escola Básica e Integrada dos Ginetes, frisou que, no combate ao insucesso escolar, “os professores são os únicos aliados do Governo, porque não há absolutamente nada que substitua um bom professor”.

“É claro que os professores não são os salvadores do mundo, mas os professores também não são meros agentes de um poder que lhes traça métodos e objetivos”, afirmou Avelino Meneses, acrescentando que “é missão do Governo ajudar os professores na busca e no reencontro da identidade e da dignificação profissionais”.

Para o Secretario Regional da Educação, a formação é essencial na definição do perfil de um bom profissional, salientando, que, “por acreditarmos na atividade científica e pedagógica das instituições de ensino superior não duvidamos da valia da formação inicial dos professores”.

Por essa razão, segundo Avelino Meneses, o Governo Regional não sentiu ainda necessidade de submeter os professores a qualquer prova específica de ingresso, “uma prática agora em voga noutras paragens, talvez movida por propósitos de redução artificial do número de desempregados na Educação”.

Na sua intervenção, o Secretário Regional enalteceu a gestão das escolas a quem o Governo conferiu autoridade e autonomia no planeamento da formação continua, “convencido de que estarão melhor do que ninguém capazes de identificar as carências científicas e pedagógicas dos próprios professores”.

Para Avelino Meneses, a Matemática é a linguagem da universalidade e possui uma utilidade indesmentível, havendo, por isso, muitas razões para divulgar o conhecimento da Matemática, promover a qualidade do ensino desta disciplina e incentivar projetos de investigação nesta área.

O Secretário Regional considerou ainda que a organização deste Encontro Regional de Professores de Matemática comprova o acerto das escolas na oferta de formação contínua.


Anexos:
2014.09.04-SREC-EncontroProfessoresMatemática.mp3
GaCS

Sem comentários: