quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Andreia Cardoso garante medidas necessárias para segurança de moradores no empreendimento Piedade Jovem

A Secretária Regional da Solidariedade Social garantiu hoje, em Ponta Delgada, que foram tomadas as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores do empreendimento Piedade Jovem e prevenir futuros atos de vandalismo.

Andreia Cardoso, que falava à margem de uma reunião com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, frisou que o Governo do Açores, em articulação com a autarquia, definiu “uma calendarização muito clara dos procedimentos" que serão desenvolvidos para "acautelar a segurança dos moradores”.

“As diligências foram efetuadas pelo Governo Regional no sentido do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) promover uma intervenção em dois dos lotes e agora estamos a solucionar um terceiro, em que a Câmara Municipal terá um papel mais determinante”, afirmou a Secretária Regional.

Andreia Cardoso recordou que já foram dados passos importantes no sentido da integração destas famílias nos Arrifes, nomeadamente através da criação de um Gabinete de Apoio ao Inquilino em permanência no local, da criação de zeladores para a manutenção dos espaços comuns dos prédios e da criação de uma horta pedagógica, em parceria com a Casa do Povo dos Arrifes, mantida por elementos que integram o programa FIOS - Formar, Inserir e Ocupar Socialmente.

O empreendimento Piedade Jovem foi promovido por um grupo privado que faliu, tendo o IHRU tomado posse, em 2010, de uma parte dos lotes.

O facto de os lotes terem sido vandalizados e uma parte ainda se encontrar inacabada levou a um acordo entre o IHRU e a Região para que se arrendasse uma parte das mais de três centenas de fogos que integram aquele empreendimento habitacional.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: