sábado, 6 de setembro de 2014

Governo quer “gerir melhor o Serviço Regional de Saúde para servir melhor os Açorianos”, garante Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo garantiu hoje que as medidas de reorganização de serviços que estão a ser implementadas no Serviço Regional de Saúde destinam-se a agilizar procedimentos e a gerir melhor os recursos, de modo a que “todas as energias e todos os esforços possam ser direcionados para o utente”.

"Este esforço que estamos a empreender não se destina, como alguns demagogicamente querem fazer crer, a cortar, a reduzir a quantidade e a qualidade de serviços”, assegurou Vasco Cordeiro, que falava na inauguração do novo Centro de Saúde da Madalena, um investimento de cerca de 12 milhões de euros.
Vasco Cordeiro salientou que, no conjunto da Região, nos últimos dois anos, as unidades de saúde aumentaram em cerca de 6% o número de consultas prestadas e, nos três hospitais, o número de consultas cresceu perto de 13 %, enquanto que o número de cirurgias registou um aumento de quase 20%.

“Isto aconteceu, ao mesmo tempo que, no mesmo ano, os hospitais e as unidades de saúde da Região registaram, relativamente ao ano anterior, uma poupança de cerca de 9,2 milhões de euros na aquisição de medicamentos e material clínico e no fornecimento de serviços externos”, frisou o Presidente do Governo.

Segundo Vasco Cordeiro, essa melhor gestão foi efetuada, apenas e só, através de uma melhor organização de recursos e do diálogo e da articulação com todos os intervenientes e também entre as administrações dos Hospitais e das Unidades de Saúde.

“É, por isso, que dissemos e dizemos que queremos gerir cada vez melhor o Serviço Regional de Saúde, não para cortar ou reduzir a qualidade de serviços, mas sim, queremos gerir melhor o Serviço Regional de Saúde para servir melhor as Açorianas e Açorianos que a ele recorrem”, frisou.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo realçou também que todo este trabalho que está e continuará a ser desenvolvido, assim como as soluções que terão de ser implementadas para ultrapassar os desafios constantes deste setor, provam que o Governo tinha razão quando defendeu que tinham de ser os Açores e os Açorianos a definir as soluções para o seu Serviço Regional de Saúde.

Anexos:

2014.09.06-PGR-CentroSaúdeMadalena.mp3

GaCS

Sem comentários: