quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Governo vai continuar a incentivar Açorianos para que beneficiem das tarifas sociais de eletricidade

O Secretário Regional do Turismo e Transportes assegurou, na Horta, que o Governo dos Açores vai continuar a trabalhar para aumentar o número de famílias beneficiárias das tarifas sociais que permitem baixar a fatura da eletricidade.

Vítor Fraga, que falava terça-feira na Assembleia Legislativa, recordou que já foram desenvolvidas “várias campanhas de publicidade" sobre as tarifas sociais e o apoio social extraordinário para os consumidores de energia, frisando que se registou uma "evolução positiva”, passando o número de famílias beneficiárias de cerca de 500 famílias no final de 2012, para cerca de 900 famílias atualmente, o que significa "um incremento de cerca de 70%”.

O titular da pasta da Energia salientou, no entanto, que existe nos Açores “um universo estimado de cerca de 15 mil famílias” que podem beneficiar destas tarifas.

Na sua intervenção, Vítor Fraga salientou que têm sido desenvolvidas várias ações de divulgação destas tarifas, que não se resumem à publicidade institucional.

“Fomos mais além, temos estabelecido parcerias com Santas Casas da Misericórdia, com a Cáritas, com o Instituto da Segurança Social, no sentido de não termos só a divulgação de que as tarifas existem, mas um contato muito direto com as pessoas, mostrando-lhes os benefícios e que vale a pena  deslocarem-se a um balcão da EDA ou ligarem para o 'call center' da EDA a solicitar a adesão a este tipo de tarifário”, frisou.

Além desse trabalho de divulgação e sensibilização, têm sido utilizadas as lojas móveis da EDA nas ilhas onde elas existem, “fazendo-as deslocar para as zonas onde há um maior número de famílias que podem usufruir destes tarifários, de forma a facilitar o serviço e a motivá-las a aderir e a subscrever os tarifários existentes”.

Vítor Fraga salientou ainda que o Governo Regional e a Empresa de Eletricidade dos Açores têm vindo a desenvolver um trabalho junto da Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE) para que o ciclo semanal das tarifas bi e tri-horária seja alargado à Região Autónoma dos Açores, tal como já existe no continente português.

O Secretário Regional frisou, no entanto, que essa é uma decisão que depende da ERSE e não do Governo dos Açores.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: