quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Presidente do Governo anuncia plano para reforçar sensibilização e educação ambiental nos Açores

O Presidente do Governo anunciou hoje a revisão do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores, no sentido de alargar a sua abrangência a novas áreas relacionadas com o desenvolvimento sustentável da Região.

Vasco Cordeiro falava na inauguração do Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara, na ilha Terceira, um investimento de cerca de 450 mil euros que conjuga os objetivos de três áreas políticas em que o Governo dos Açores vai continuar a apostar e concretizar, nomeadamente a valorização do património natural, o turismo e a educação ambiental.

“Não podemos dar por concluída esta tarefa da educação ambiental”, afirmou Vasco Cordeiro, ao anunciar que o processo de revisão do programa atualmente em vigor dará lugar ao Plano Regional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos Açores (PREDSA).

Ainda na área da educação ambiental, o Presidente do Governo destacou os resultados alcançados pelo Programa Parque Escola, que disponibiliza a alunos e professores uma oferta educativa gratuita relacionada com a sensibilização ambiental, promovendo várias ações pedagógicas com estudantes.

“Estamos no bom caminho” nesta matéria, garantiu Vasco Cordeiro, salientando que, só no último ano, as atividades realizadas no âmbito deste programa específico abrangeram mais de 30.000 participantes.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro assegurou, por outro lado, que o Governo dos Açores vai continuar o trabalho de valorização ambiental dos recursos da Região, no sentido de disponibilizar uma oferta cada vez mais válida e enriquecida, do ponto de vista do desenvolvimento e do progresso.

“O nosso património natural vale em si mesmo, vale como um ativo importante da Região, mas vale também na medida em que pode constituir um ativo importante para promover o desenvolvimento da Região”, defendeu o Presidente do Governo, realçando que esta perspetiva está ligada à área do Turismo.

Nesse sentido, salientou que um dos principais produtos turísticos que a Região tem para oferecer é exatamente a Natureza, razão pela qual se percebe com facilidade a estratégia que serve investimentos como o Centro de Interpretação hoje inaugurado, no sentido de criar fatores de atração para quem visita as ilhas.

O projeto do novo Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara assentou na minimização do seu impacto, partindo do traçado original e mantendo alguns dos elementos originais, como a tradicional pedra de basalto.

Com a abertura de mais esta infraestrutura, a Região passa a dispor de uma rede de 16 Centros Ambientais em todos os Parques Naturais de Ilha.

Anexos:
2014.09.03-PGR-PlanoReforçarSensibilizaçãoEducaçãoAmbiental.mp3

GaCS

Sem comentários: