segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Açores criam Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), enquanto autoridade competente para a promoção da qualidade da água para consumo humano nos Açores, vai criar e atribuir, a partir deste ano, Selos de Qualidade da Água para Consumo Humano.

A ERSARA, entidade tutelada pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, pretende com esta iniciativa premiar o mérito das entidades gestoras, onde se incluem as Câmaras Municipais, os Serviços Municipalizados e as Empresas Municipais, que se distingam pela qualidade dos respetivos sistemas públicos de abastecimento de água e contribuir para um incremento da qualidade do seu desempenho.

Esta iniciativa visa igualmente promover o aumento da confiança dos consumidores na qualidade da água da rede pública, tendo em conta os desígnios de proteção da saúde pública e de preservação do ambiente.

A atribuição do “Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano” será feita de acordo com critérios definidos em regulamento, designadamente o cumprimento dos programas de controlo de qualidade da água para consumo humano (PCQA), bem como de valores paramétricos específicos.

Os selos serão atribuídos anualmente em cerimónia pública, no âmbito do evento de divulgação do Relatório Anual da Qualidade da Água para Consumo Humano nos Açores.



GaCS

Sem comentários: