terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Interdição de caça determinada preventivamente nas ilhas das Flores e São Jorge

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, decidiu proibir, preventivamente, a caça nas ilhas das Flores e São Jorge devido ao surgimento de um significativo número de coelhos bravos mortos e enquanto se aguarda o resultado das análises para apurar as causas dessa mortandade.

Paralelamente, os serviços das direções regionais dos Recursos Florestais e da Agricultura têm em curso iniciativas destinadas a informar a população sobre os comportamentos a adotar, nomeadamente no que se refere à promoção de boas práticas para impedir a disseminação do vírus, caso se confirme tratar-se da Doença Hemorrágica Viral dos Coelhos.

A implementação destas iniciativas tem permitido uma evolução positiva na contenção dos efeitos do surto da virose hemorrágica detetada na ilha Graciosa.

A colocação de editais informativos em locais públicos, como portos e aeroportos, proibindo o trânsito de coelhos e seus derivados para o restante arquipélago é outra das medidas tomadas.

A interdição da caça ao coelho bravo é uma medida apropriada e que deve ser tomada a nível preventivo antes da confirmação da doença, quando as mortes são em número elevado.

Esta doença, apesar de muito contagiosa para os coelhos (bravos e domésticos), não é de modo algum transmissível aos seres humanos ou a outras espécies animais, mas considera-se que o homem não deve consumir coelhos eventualmente infetados.

Em número significativamente inferior, foram também registados animais mortos na ilha Terceira (apenas dois até ao momento), tendo-se igualmente procedido à recolha de amostras para análise no Laboratório Regional de Veterinária, que determinará eventuais medidas adicionais.

Além do controle e da realização diária de vistorias e da recolha e eliminação dos cadáveres com o apoio da Câmara Municipal das Lages das Flores, como forma de eliminar potenciais focos infeciosos, está a ser distribuído um folheto informativo sobre a forma de atuar perante a deteção de animais mortos, apelando-se a que os Serviços Florestais locais sejam imediatamente avisados para a sua recolha e registo.



GaCS

Sem comentários: