sábado, 10 de janeiro de 2015

Vasco Cordeiro reuniu com a Comissão Representativa dos Trabalhadores Portugueses da Base das Lajes

O Presidente do Governo garantiu hoje, em Angra do Heroísmo, que o Executivo Açoriano “está ao lado” de todas as entidades que consideram que a decisão da Administração norte-americana de reduzir a presença na Base das Lajes não se coaduna com a dignidade e o prestígio da relação entre Portugal e os Estados Unidos.

“O Governo dos Açores está ao lado de todos aqueles que consideram que, quer a forma, quer a substância, desta decisão não se coadunam com a dignidade e com o prestígio da relação entre Portugal e os Estados Unidos”, afirmou Vasco Cordeiro, após ter recebido a Comissão Representativa dos Trabalhadores Portugueses da Base das Lajes.

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro adiantou que, no âmbito deste processo, já esteve em contacto com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e que já foram solicitadas audiências, com caráter de urgência, ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro, com quem pretende fazer uma “abordagem detalhada” deste assunto.

O Presidente do Governo frisou, ainda, que o Governo dos Açores já colocou, por várias vezes, em cima da mesa a necessidade de ser implementado um plano de mitigação dos impactos desta decisão dos Estados Unidos na Praia da Vitória e na ilha Terceira.

Na quinta-feira, quando foi anunciada a decisão dos Estados Unidos, Vasco Cordeiro considerou que “o Governo português não pode adiar durante mais tempo o acionamento de meios que possam ajudar a lidar com o impacto social e económico desta decisão dos EUA”, frisando que o Estado português “também não pode deixar de responsabilizar os Estados Unidos pela necessidade de ajudar a lidar com esse impacto social e económico”.

“Da parte do Governo dos Açores, tudo fizemos, tudo estamos a fazer e tudo faremos para defender a ilha Terceira e os interesses dos Açores nesta matéria”, assegurou o Presidente do Executivo Açoriano, na ocasião.

Anexos:
2015.01.10-PGR-Comissão TrabalhadoresLajes.mp3

GaCS

Sem comentários: