O Director Regional da Cultura inaugura hoje no Museu dos Baleeiros, pelas 21:30 horas, a exposição “Manoel d’Arriaga – Canto ao Pico” e procede ao lançamento do respectivo livro daquele que foi o primeiro Presidente da República Portuguesa implantada a 5 de Outubro de 1910.
A cerimónia assinala, nos Açores, o início das comemorações do primeiro centenário da República portuguesa e envolve o lançamento do livro “Canto ao Pico” daquele conceituado político nascido em Julho de 1840 na ilha do Faial, reconhecido como um dos principais ideólogos do Partido Republicano Português, e a realização de uma palestra sobre “O Pico no tempo de Manuel d’Arriaga”, pela historiadora Susana Goulart Costa.
No âmbito destas comemorações, a Direcção Regional da Cultura promove, a partir das zero horas de amanhã, uma subida à montanha do Pico, onde irá acompanhar o hastear, no topo da ilha, da Bandeira Nacional por um grupo de jovens de diversas escolas açorianas, bem como a leitura dos versos do livro “Canto ao Pico” de Manuel de Arriaga.
A escalada de cerca de três horas e meia, em média, prevê a concentração dos cerca de 90 participantes na Casa da Montanha, cuja recepção estará a cargo do Director Regional da Cultura, Jorge Bruno, e o descerramento de uma placa, no local, evocativa do evento.
Na ocasião, haverá, ainda, a confirmação do material transportado por cada participante, entre os quais se inclui o alpinista português João Garcia que fará a entrega de t-shirt’s para uso durante a subida, e a indicação das normas a cumprir na escalada.
Entre os participantes desta jornada inclui-se, também, o alpinista Luís Bettencourt, natural da ilha de São Jorge, e alunos, maiores de 16 anos de idade, provenientes da Madeira e do Continente, além de filhos de emigrantes e de imigrantes.
A descida da montanha do Pico, com um total de 2.351 metros de altitude, efectua-se, em média, durante quatro horas.
GaCS/CM
Sem comentários:
Enviar um comentário