terça-feira, 28 de setembro de 2010

Governo continua apostado nas novas tecnologias da informação e da comunicação como ferramentas que promovam uma melhor escola



A Secretária Regional da Educação e Formação enalteceu, esta manhã, na Lagoa, a importância de a acção educativa estar, permanentemente, centralizada nos alunos porque, desse modo, se promoverá o desenvolvimento harmonioso e integral das suas competências.

Lina Mendes, que falava na cerimónia de entrega à Escola Secundária de Lagoa de uma placa de reconhecimento, atribuída pela empresa multinacional Microsoft, pelo facto de ter sido seleccionada no concurso mundial “Escolas Inovadoras” referiu, a propósito, a necessidade da existência de lideranças fortes para que os projectos educativos dêem resultados positivos e se afirmem como mais-valias para o sistema educativo regional.

A Escola Secundária de Lagoa apresentou a sua candidatura ao referido concurso mundial e, por ser sido seleccionada de um conjunto de estabelecimentos de ensino de 44 países, vai integrar, agora, uma rede de dimensão planetária que tem por objectivo, no âmbito da utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação, promover mudanças que levem a uma melhor escola.

A participação neste programa desenvolvido pela Microsoft, traduzir-se-á, ao longo dos próximos 12 meses, na execução de várias actividades, nomeadamente, reuniões de trabalho, formação, dinamização e apoio a outras escolas, estando agendado para o próximo dia 26 de Outubro, na cidade do Cabo, África do Sul, o primeiro encontro das 52 escolas seleccionadas.

A Secretária Regional da Educação e Formação manifestou, na ocasião, a satisfação do Governo Regional por ver uma escola açoriana escolhida para o programa mundial “Escolas Inovadoras” considerando tratar-se de um reconhecimento, numa forma mais geral, da aposta governativa no sector da Educação, de que a Escola Secundária da Lagoa faz parte integrante e que, no caso, soube investir nas novas tecnologias que caracterizam os dias de hoje.

Lina Mendes salientou a cultura de ambição e de exigência daquela escola secundária, esperando que sirva de contágio para outros estabelecimentos escolares tendo em vista a concretização de práticas educativas com sucesso, onde o segredo está no muito trabalho, na liderança e na ultrapassagem dos desafios, e referiu que o Governo Regional continua a investir nas tecnologias da informação e da comunicação, dando como exemplo, a apresentação do Portal da Educação que será uma ferramenta essencial para aproximação das escolas entre si e para o fortalecimento da relação com as comunidades onde estão inseridas.

A secretária regional concluiu, a respeito, que cada uma das escolas é, e será, o que cada comunidade educativa deseja que ela seja, para relevar a importância da participação de todos na concretização de um ensino mais exigente.

Na mesma cerimónia, foi assinado um protocolo de cooperação entre o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Formação, e a Microsoft que tem por objectivo estruturar um trabalho de colaboração que combina conhecimento, experiência e recursos para assegurar uma transformação de sucesso na Educação.

Na base, estão três propósitos estratégicos, nomeadamente, Transformar a Educação, com recursos tecnológicos mais acessíveis, Promover a Inovação Local, usando as TIC para divulgar boas práticas e ideias inovadoras, e Proporcionar Empregos e Oportunidades, ao tornar as comunidades mais apelativas para os negócios e para os investidores locais, regionais, nacionais e internacionais.

A Secretária Regional da Educação e Formação, em declarações à Comunicação Social, considerou que o protocolo de cooperação vai permitir diferentes áreas de intervenção, nomeadamente, mais-valias ao nível da formação para os alunos, encarregados de educação e professores, a possibilidade de existir formação para os conselhos executivos das escolas ao nível da liderança e da gestão, tendo em vista a melhoria dos resultados educativos, e disponibilizará conteúdos ao nível da cidadania e das competências digitais que corresponderão, também, aos assuntos do currículo regional.


GaCS/JMB

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