A gastronomia regional constitui “um importante elemento” para a promoção dos Açores no exterior, defendeu, esta sexta-feira, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia.
Vasco Cordeiro falava em representação do Presidente do Governo, na IV Conferência da Sopa Regional, Nacional e Internacional, que decorreu na Casa de Saúde de S. Miguel, por ocasião da realização, amanhã, do VII Festival da Sopa, uma organização conjunta daquela instituição com a Casa do Povo da Fajã de Baixo.
O Secretário Regional da Economia salientou o facto desta iniciativa se ter “vindo a afirmar, ano após ano, como um ponto de encontro e de divulgação do nosso património” dando um contributo efectivo “à promoção dos Açores e ao que os Açores têm para oferecer a quem nos visita”, mas também pelo papel muito importante que tem “para a solidificação dos Açores como um destino de excelência”.
Segundo Vasco Cordeiro, a Região “tem apostado em afirmar-se como um destino de contacto com a Natureza. Neste âmbito, também a gastronomia pode apelar à riqueza natural da Região, constituindo, por isso, uma mais-valia para a nossa afirmação enquanto destino turístico”.
“Se a nossa imagem assenta no Turismo de Natureza e no contacto com a Natureza, assim como na pureza do que temos para oferecer, então a gastronomia será sempre um veículo primordial para a nossa imagem”, referiu.
O Secretário da Economia salientou ainda a colaboração que tem sido concretizada entre o Governo dos Açores e a Confraria dos Gastrónomos dos Açores – que considerou “muito profícua” – “com o objectivo de fazer da Gastronomia não apenas um evento em si, mas integrá-la numa estratégia de promoção dos Açores e de valorização da nossa Região”.
“Não é pelo facto de esquecermos esta raiz e este património que poderemos ser mais bem sucedidos. Bem pelo contrário, os Açores são percepcionados por parte dos promotores turísticos como algo de especial e de único, um local, onde ainda se consegue encontrar a Natureza e um modo de vida num estado que na Europa já não se consegue encontrar. Nesta perspectiva a gastronomia assume, obviamente, um papel fundamental”.
GaCS/NM
Sem comentários:
Enviar um comentário