sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Governo dos Açores associa-se à “Noite dos Investigadores”



O Governo dos Açores associa-se, este ano, à “Noite Europeia dos Investigadores”, uma iniciativa da Comissão Europeia que decorre, em simultâneo, em várias cidades da Europa, com o objectivo de aproximar os cidadãos europeus da ciência e investigação, numa atmosfera interactiva e informal.

Integrada na programação “Açores – Região Europeia do Ano 2010”, o evento proporcionará a adultos, jovens e crianças um contacto directo com a ciência e investigadores, num programa que integra várias actividades a decorrerem no ExpoLab, na Lagoa, entre as 15h e as 24h do próximo dia 24 de Setembro.

Esta é já a segunda edição nos Açores da “Noite dos Investigadores”, evento que, em Portugal, decorre também nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Olhão.

A participação em todas as actividades da “Noite dos Investigadores” é gratuita, numa iniciativa que se pretende divertida, repleta de jogos, experiências e várias surpresas, entre as 15h00 e as 24h00.

Do programa previsto para o evento destaca-se o “Passeio pelo espaço!” com o planetário móvel e “Espreita dos astros!”, com observações astronómicas; jogos interactivos; gincana científica; café científico; exposições e ainda a actividade “Vem trabalhar com um investigador!” e o laboratório na hora “Veste a pele de um cientista”, muito apreciados pelo público em geral, sobretudo as crianças.

Na organização desta iniciativa, para além do Governo Regional dos Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa e da Direcção Regional de Ciência e Tecnologia, são parceiros a Sociedade Afonso Chaves, através do ExpoLab, e vários Centros de Divulgação de Ciência dos Açores.

O Expolab, da Sociedade Afonso de Chaves, é um centro de divulgação científica, financiado pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, e tem como principal objectivo apresentar as várias temáticas da ciência de uma forma simples e lúdica, despertando a curiosidade do público e fomentando o gosto pela cultura científica.

É constituído por três laboratórios, duas salas de exposições, uma sala de módulos interactivos e espaços polivalentes onde, ao longo de todo o ano, decorem várias actividades entre exposições, workshops, palestras e experiências para todos os grupos etários.


GaCS/VS

1 comentário:

Luís Henriques disse...

Os Açores ainda estão muitos anos-luz atrás no que respeita a investigação.