segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Carlos César participa na Assembleia Geral da CRPM em Aberdeen, na Escócia




O Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, participa, entre os próximos dias 29 de Setembro e 1 de Outubro, na 38ª Assembleia Geral da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), que decorre, este ano, na cidade de Aberdeen, Escócia, no Reino Unido.

A CRPM, um organismo de cooperação inter-regional europeu, reúne mais de 160 regiões costeiras e insulares de 28 países da Europa, no âmbito do qual Carlos César foi eleito, em Maio passado, Presidente da Comissão das Ilhas, a sua mais antiga comissão geográfica. O Presidente do Governo açoriano é, ainda, membro do órgão de direcção superior da CRPM - o Bureau Político - em representação das Regiões Ultraperiféricas e, também, da Comissão das Ilhas.

Neste contexto, Carlos César presidirá, no dia 29 de Setembro, à reunião da Comissão das Ilhas, da qual tomarão parte os representantes dos governos de 24 regiões insulares europeias, representando um total de cerca de 13,5 milhões de cidadãos, do Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido. O Presidente do Governo participará, depois, nos trabalhos da Assembleia-Geral da CRPM, em cuja agenda constam temas como o Tratado de Lisboa na Estratégia da Europa 2020, o futuro da Política de Coesão e Política Regional europeias, o Programa de Investigação e Desenvolvimento ou a Política Marítima Integrada. A nível interno serão objecto de análise, entre outros, o Plano de Trabalho 2010, as Orientações a médio prazo 2010-2014 e a reformulação dos Estatutos da CRPM.

Estarão presentes no encontro, para além dos Presidentes e representantes de regiões marítimas da Europa, o Comissário Europeu para a Política Regional, o austríaco Johannes Hahn, a Comissária Europeia de Pesca e Assuntos Marítimos, a grega Maria Dasmanaki, o Representante da Presidência semestral Belga da UE, Philippe Suinen e a Presidente do Comité das Regiões, Mercedes Bresso. A 38ª Assembleia-Geral será palco, também, de eleições para Presidente da CRPM, bem como da designação dos novos membros do Bureau Político.


GaCS/CT

Sem comentários: