O arquipélago dos Açores possui 26 vulcões e sistemas vulcânicos activos, mas isso não significa que possam entrar em actividade nos próximos tempos, como aconteceu há 380 anos nas Furnas ou mais recentemente nos Capelinhos.
“Nós fazemos a monitorização dos diversos sistemas vulcânicos activos e a actividade registada nos aparelhos não indicia qualquer sintoma de que estejam para entrar em actividade”, assegurou Gabriela Queirós, diretora do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Risco Sísmico, em declarações à Lusa.
Segundo a especialista, “não há qualquer indício do ponto de vista sísmico ou de composição dos gases” que possa antecipar uma erupção vulcânica nos Açores.
Em termos científicos consideram-se activos os vulcões que estão em erupção ou que têm potencial para entrar em erupção, mas também os que registaram actividade nos últimos 10 mil anos, sendo nesta categoria que se encontram os 26 vulcões e sistemas vulcânicos dos Açores.
Em S. Miguel existem três vulcões activos (Sete Cidades, Furnas e Fogo) e dois sistemas vulcânicos (Picos e Congro), enquanto na Terceira estão referenciados como activos dois vulcões (Santa Bárbara e Pico Alto) e um sistema vulcânico (Terceira).
Na ilha Graciosa existe um vulcão (Caldeira) e um sistema vulcânico (Vitória) ativos, em S. Jorge existe apenas um sistema vulcânico activo (Manadas) e no Pico é considerado activo um vulcão (Pico) e um sistema vulcânico (Pico).
Na ilha do Faial são considerados activos um vulcão (Caldeira) e dois sistemas vulcânicos (Capelo e Horta), nas Flores há um sistema vulcânico activo (Lagoas) e no Corvo um vulcão considerado activo (Corvo).
A ilha de Santa Maria, a mais antiga do arquipélago, é a única onde não existem vulcões ou sistemas vulcânicos activos.
“É uma ilha com formas vulcânicas degradadas, onde o vulcanismo é mais antigo”, afirmou Gabriela Queirós, salientando que Santa Maria não tem vulcões nem sistemas vulcânicos ativos porque não se regista ali nenhuma actividade há mais de 10 mil anos.
No mar dos Açores existem cinco sistemas vulcânicos submarinos activos (Esporão do Mónaco, Sabrina, Afonso Chaves, Crista João Valadão e Crista da Serreta) e três vulcões considerados também ativos (D. João de Castro, Velas e Cachorro).
Fonte: Destak
1 comentário:
é muito bom ter sempre aonde ir buscar informaçoes das nossas ilhas
Enviar um comentário