O Subsecretário Regional das Pescas esteve presente hoje na sessão de inauguração do gabinete de apoio ao pescador na Vila de Rabo de Peixe.
Na ocasião Marcelo Pamplona referiu que, nos últimos meses, o Governo dos Açores implementou medidas de apoio ao sector das pescas que se constituem como sendo uma referência a nível nacional. “A implementação do regime de apoio aos seguros a bordo por cada tripulante que disponibilizará 200 euros por cada pescador segurado e o accionamento do FUNDOPESCA que irá apoiar cada pescador com cerca de 250 euros. O Governo garante neste primeiro trimestre do corrente ano um apoio de mais de 900.000 euros ao sector piscatório permitindo deste modo um apoio a cada pescador até 450 euros".
Outra das medidas de referência foi "o alargamento do prazo dos empréstimos reembolsáveis de 7 para 10 anos, disponibilizando o Governo dos Açores um apoio ao pagamento dos juros dos empréstimos bancários até 70%”.
Marcelo Pamplona referiu ainda que com a aprovação do novo quadro legal da pesca açoriana foi possível resolver um problema que afectava as nossas comunidades piscatórias em mais de meio milhar de açorianas e açorianos que haviam feito o curso de aptidão pescas com aproveitamento e que estagiaram no mar, passando assim a ter acesso à cédula marítima e permitindo-lhes, deste modo, o exercício de uma actividade profissional com a categoria de pescador. “Com esta iniciativa o Governo dos Açores proporciona um futuro melhor e mais digno a um conjunto de pessoas das nossas comunidades piscatórias, que tem no mar o seu meio de vida”.
O governante aproveitou a ocasião para referir que está em curso actualmente o desenvolvimento do projecto de ampliação do porto de Rabo de Peixe, de modo a ser lançada a empreitada a concurso em meados do corrente ano. “Sendo que no corrente mês de Março, o Governo dos Açores irá apoiar a deslocação a Lisboa de um grupo de pescadores de Rabo de Peixe de modo a acompanharem os testes da nova infraestrutura portuária em modelo reduzido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil”.
GaCS/LC
Sem comentários:
Enviar um comentário