O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos presidiu, ontem à noite, à cerimónia de entrega do Certificado de Conformidade do Sistema de Gestão de Qualidade à empresa Cybermap, a primeira na Região na área das tecnologias da informação e comunicação a receber a certificação.
José Contente teceu elogios à empresa micaelense que tem dinamizado o emprego qualificado e empregue muitos jovens colaboradores. “A Cybermap demonstra que tem força - a força da juventude - mas também da capacidade criativa e inovadora. Todos os dias os que colaboram nesta empresa estão a criar uns Açores novos, mais perto das ideias e da competitividade”, referiu.
O governante afirmou que é com a aposta na qualificação do emprego e nas ideias inovadoras dos jovens que as empresas vingam no mercado actual. As empresas que operam nos sectores das tecnologias da informação e comunicação contribuem para o desenvolvimento dos Açores porque reconhecem que a sustentabilidade regional já não depende só dos sectores da economia tradicional mas dos sectores associados à economia do conhecimento.
O Secretário Regional, que entregou o primeiro prémio do concurso de ideias promovido pela Cybermap, enalteceu a iniciativa empreendedora da empresa e sublinhou que é com exemplos desta natureza que “conseguimos inovar e criar algo de novo. É uma inovação premiar os seus colaboradores porque eles souberam fazer coisas novas, dá upgrades à empresa mas também ajudam a criar soluções específicas para problemas de eficácia e rentabilidade do mundo empresarial, trazendo valor acrescentado para a Região”.
Aposta do Governo em projectos da área da investigação e desenvolvimento em contexto empresarial, nós precisamos de ter a noção de que transferir conhecimento, através da universidade e algumas empresas de ponta, para outras empresas, é o caminho certo para criarmos coisas novas.
O governante reforçou o contributo dos jovens qualificados nas empresas porque “grandes invenções vêm de boas ideias”, e são os mais novos, instruídos segundo uma nova dinâmica global e competitiva, que permitem o rejuvenescimento das ideias e de novas soluções empresariais.
A cultura digital deve, todavia, estender-se às restantes ilhas dos Açores, considera José Contente, porque é através destes sinais “que nós vamos ganhar as novas fases desta economia, que é muito exigente mas que passa por estas áreas”, necessitando, para isso, de emprego qualificado e empresas que ganhem dinheiro com este tipo de actividade.
O Secretário Regional disse ainda que o Governo tem a honra de ter sido um dos primeiros parceiros públicos a associar-se à Cybermap, atribuindo um sinal de confiança e credibilidade à empresa, com a qual tem desenvolvido projectos conjuntos na área das TIC e na área da informação geográfica.
Sem comentários:
Enviar um comentário