sexta-feira, 8 de abril de 2011

Colóquio sobre Centenário da República teve “participação de excepcional qualidade”


O Director Regional da Cultura considerou hoje que o colóquio Os Açores, a I Guerra Mundial e a República Portuguesa no Contexto Internacional, que decorreu nos últimos dias nas ilhas Terceira, São Miguel e Faial, teve “uma participação de excepcional qualidade” da parte dos conferencistas e dos comunicantes.

A opinião foi expressa por Jorge Bruno em declarações à margem da Conferência de Encerramento daquele colóquio, proferida esta manhã na Horta pelo Reitor da Universidade dos Açores, Avelino de Freitas de Meneses.

De acordo com aquele responsável, este colóquio internacional, com a duração de cinco dias, “decorreu de forma satisfatória”, tendo sido somente prejudicado pelas condições atmosféricas que dificultaram a colocação no Faial de alguns dos participantes.

“Tudo o resto foi cumprido e com uma participação de excepcional qualidade”, sublinhou o Director Regional da Cultura, que esta manhã presidiu ao encerramento do colóquio no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.

O colóquio Os Açores, a I Guerra Mundial e a República Portuguesa no Contexto Internacional foi uma organização da Presidência do Governo, através da Direcção Regional da Cultura, e enquadrou-se nas comemorações do Centenário da República Portuguesa.

A Conferência de Abertura aconteceu na passada segunda-feira, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, e foi proferida por José Medeiros Ferreira, Presidente do Conselho Geral da Universidade Aberta e ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O programa desta iniciativa desdobrou-se depois em três secções, subordinadas aos temas Os Açores, o Atlântico e a I Guerra Mundial, em Angra do Heroísmo, O Regionalismo e a 2.ª Geração Autonomista nos Açores, em Ponta Delgada, e A República Portuguesa no Contexto Internacional, na Horta.


GaCS/FG

Sem comentários: