O Secretário Regional da Saúde assinou hoje os primeiros vales saúde, no valor de 23 mil euros, dando assim início ao instrumento criado pelo Governo Regional destinado ao pagamento de cirurgias de utentes do Serviço Regional de Saúde.
A Saudaçor está a preparar os processos para dar, agora, continuidade a este projecto que visa contribuir para a redução das listas de espera de cirurgia. Estão previstas de 86 cirurgias, 54 na especialidade de Ortopedia, 19 em Oftalmologia e 13 em Urologia.
A elaboração dos processos é feita em colaboração com os hospitais, confirmando-se com o utente o seu interesse e disponibilidade e preparando-se o procedimento clínico, designadamente a realização de análises e outros meios auxiliares de diagnóstico, que sejam determinados para cada tipo de cirurgia e coordenando-se com a entidade prestadora a data da cirurgia.
Inicialmente, o diploma previa que apenas entidades pertencente ao sector social, designadamente misericórdias e instituições particulares de Solidariedade Social pudessem candidatar-se à realização destas cirurgias, todavia, a alteração aprovada, em Março deste ano, na Assembleia Legislava Regional dos Açores, alargou o âmbito da entidade prestadora permitindo assim a realização das cirurgias por outras entidades privadas da Região ou do continente.
Segundo o Secretário Regional da Saúde há já clínicas privadas interessadas na prestação deste serviço.
No corrente ano de 2011, estão destinados 350 mil euros para o vale saúde, que se juntam a cerca um milhão de euros para o programa de recuperação de listas de espera por parte dos hospitais da Região.
Se as unidades hospitalares não derem a resposta esperada, poderá ser reforçada a verba do vale saúde de modo a que se façam mais cirurgias nas clínicas privadas e se possa, mais rapidamente, reduzir as listas de espera cirúrgicas.
GaCS/RC
Sem comentários:
Enviar um comentário