O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar está a efectuar pequenas obras de protecção costeira contra o avanço das águas do mar, na freguesia da Prainha, em São Roque do Pico.
As obras consistem na reconstrução de muro destruído pelo mar, com cerca de 6 metros de extensão, na zona da Baía (já concluído) e na construção de um muro de protecção na zona do Baixio, numa extensão de 40 metros, com função de quebra-mar, de modo a evitar a invasão das águas do mar no caminho marginal contíguo a esta zona.
Esta abordagem, que recorre à utilização de técnicas de construção tradicional em conjunto com os meios mecânicos e de consolidação modernos, tem-se revelado muito eficiente havendo já várias obras concluídas.
Permite racionalizar os meios disponíveis e efectuar pequenas protecções da orla costeira com elevada eficiência e com custos controlados.
Neste caso, como noutros, têm tido uma importância fundamental as autarquias e outros interlocutores locais, pelas sugestões que têm apresentado e pelas soluções metodológicas derivadas do conhecimento detalhado que possuem dos locais.
SRAM/FA/DRAM
Sem comentários:
Enviar um comentário