segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Governo aprova empreendimento turístico orçado em cerca de cinco milhões de euros


O Executivo açoriano anunciou hoje a aprovação do projeto da sociedade NSR – North Shore Resorts, Lda. para a construção de um empreendimento turístico na zona da Praia de Santa Bárbara, concelho de Ribeira Grande, num investimento de cerca de cinco milhões de euros.



A informação foi avançada pelo Secretário Regional da Presidência, que adiantou tratar-se de um investimento que capitais nacionais e estrangeiros, estando prevista a criação de 18 postos de trabalho diretos, a tempo inteiro.


De acordo com André Bradford, o projeto, aprovado em Conselho do Governo, prevê a construção de 40 vilas, com cerca de duas centenas de camas e espaços de restauração, e pretende oferecer alojamento destinado a atividades de lazer e animação turística que potenciem a realização na Região de eventos de projeção internacional especialmente ligados aos desportos de Mar, como o “Azores Islands Pro” ou o Campeonato Mundial de Bodyboard.


Na sua última reunião, o Conselho do Governo decidiu também fixar em nove milhões de euros o montante destinado à celebração de contratos-programa com associações sem fins lucrativos para a realização de projetos de interesse público nos domínios da promoção e animação turísticas, da criação de uma oferta estruturada de animação turística, da qualificação da oferta turística da Região e para suporte de estudos, monitorização e acompanhamento da atividade turística nos Açores.


Segundo explicou André Bradford, este instrumento “revela-se de crucial importância” na estratégia do Governo dos Açores em constituir parcerias para a promoção do Destino Açores, “como forma de atenuar os efeitos de retração esperados no mercado nacional, em virtude das medidas de austeridade que têm vindo a ser adotadas pelo Governo da República”.


O Conselho do Governo resolveu também alargar a empresas de todos os setores de atividade económica a possibilidade de candidatura ao Programa de Qualificação Empresarial, criado em 2009 com o objetivo de qualificar os trabalhadores em situação de suspensão de contrato, em momentos de baixa transitória de atividade económica de carácter sazonal.


De acordo com o Secretário Regional da Presidência, o “bom desempenho” do programa e a “conjuntura atual” justificam que o Governo alargue agora o seu âmbito, “reformulando-o, quer em termos de atividade económicas que podem dele beneficiar, quer também no que respeita às ações de formação, reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da Rede Valorizar”.



GaCS

Sem comentários: