O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje que a implementação da Agenda Digital e Tecnológica vai permitir que sejam aplicados, até 2020, cerca de 40 milhões de euros, de forma direta e indireta, na área tecnológica nos Açores.
Na apresentação da Agenda, que decorreu no auditório da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, em Ponta Delgada, Vítor Fraga salientou que este documento vem "reforçar as condições necessárias" para responder ao "desafio de resistir e ultrapassar os efeitos de uma conjuntura nacional e internacional adversa, tentando reduzir o seu impacto”.
Por outro lado, também responde ao desafio de “conceber e implementar os alicerces para a construção de um futuro melhor, apoiado nos nossos recursos e acompanhado pelas pessoas que todos os dias dão o seu melhor para fazer dos Açores o melhor lugar para se viver”.
O Secretário Regional salientou que a Agenda será “um guião de atuação do Governo dos Açores para as áreas do digital e das tecnologias em geral”, integrando quatro eixos, 29 medidas e um horizonte temporal de execução até 2020.
A Agenda Digital e Tecnológica tem três grandes objetivos, que passam pela captação de investimento de base tecnológica para os Açores, pelo melhoramento das competências nas áreas das tecnologias e engenharias e ainda pela promoção do surgimento de pequenas e médias empresas orientadas para o mercado digital.
Por outro lado, disse Vítor Fraga, “este instrumento visa reforçar a ligação permanente e eficiente entre as partes: Governo, empresas, universidades e sociedade”.
A Agenda Digital e Tecnológica é composta por quatro eixos distintos, que são: Promover a sociedade do conhecimento e da informação: uma necessidade do Século XXI; Incentivar a formação de base tecnológica: criar competências tecnológicas nos Açores; Incrementar a transferência de tecnologia para as empresas: promover a criação de valor acrescentado na nossa economia e Desenvolver infraestruturas tecnológicas: fixar nos Açores projetos de vanguarda em áreas fundamentais ou emergentes.
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário