terça-feira, 11 de março de 2014

Museu de Angra do Heroísmo promove workshop de fotografia pinhole

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo e do seu Serviço Educativo, promove sábado, pelas 14h00, um workshop de fotografia pinhole denominado 'Fotossensível', orientado por Pedro Horta.

A pinhole, ou fotografia estenopeica, consiste numa maneira de ver uma imagem real através de uma câmara escura. A luz é captada para dentro da câmara por um pequeno orifício – estenopo, do grego stenopo –, e, sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projetada ao contrário para a parede oposta ao orifício, revestida com papel fotográfico.

As câmaras pinhole requerem um tempo maior de exposição do que as câmaras convencionais devido à pequena abertura, pelo que os tempos de exposição vão até mais de uma hora.

Latas, caixas e outras embalagens serão, com a ajuda de um alfinete, reutilizadas como câmaras fotográficas, sendo as fotografias conseguidas posteriormente reveladas com café e detergente de roupa.

Esta iniciativa decorre no âmbito do programa de dinamização da exposição de fotografia 'Sonhos', da autoria de Rodrigo Sá da Bandeira, patente na Sala Dacosta até 16 de março.

O workshop destina-se a adultos, jovens e crianças a partir dos seis anos, devendo as inscrições ser feitas através do telefone 295 240 800 ou pelo endereço eletrónico museu.angra.agenda@azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: