sábado, 28 de novembro de 2009

Açores com 750M euros para projectos transnacionais


Os Açores vão dispor de 750 mil euros até 2013 para projectos transnacionais em parceria com países como Cabo Verde, Brasil e outros estados da América Latina, revelou hoje Rui Amann, director regional do Planeamento e Fundos Estruturais.

"Esta é uma janela de oportunidade para estabelecer relações institucionais ou projectos imateriais, como seminários e edição de livros", salientou Rui Amann, acrescentando que estas parcerias podem ser feitas entre organismos "oficiais e privados dos Açores e daqueles países".
O director regional falava à Lusa à margem da abertura do seminário de apresentação da segunda convocatória do Programa de Cooperação Transnacional (PCT) entre a Madeira-Açores-Canárias (MAC 2007-2013).

O regulamento do projecto, cujas candidaturas decorrem até final de Janeiro, prevê que os parceiros dos países terceiros suportem apenas cinco por cento do total dos custos.

"Estamos com muita expectativa sobre o interesse que o programa poderá ter junto dos nossos organismos, mas, sobretudo, dos organismos daqueles países", frisou Rui Amann.

De acordo com as directrizes do Programa Grande Vizinhança das Regiões Ultraperiféricas, ficam abrangidos países como Cabo Verde, Senegal e Mauritânia e os 15 estados que integram a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Relativamente à primeira convocatória do MAC 2007-2013, o director regional revelou que foram aprovados 44 projectos, que esgotaram os 44 milhões de euros previstos para a sua implementação.
"Ainda ficaram intenções de apresentação de projectos que não foi possível atender, mas que ficam a aguardar um eventual reforço financeiro do programa", afirmou.

Os projectos aprovados e já em desenvolvimento abrangem as áreas da Inovação, Investigação, Desenvolvimento Sustentável e Prevenção de Riscos.

Fonte: DN

Sem comentários: