quinta-feira, 26 de novembro de 2009

LREC adquire sonda para perfuração dos solos e rochas



O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinou um contrato para a aquisição de uma sonda geotérmica de perfuração de solos e rochas.

A sonda, um investimento de 208 mil euros, foi adquirida com o objectivo de dotar o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) com um equipamento de sondagens geotécnicas de perfuração de solos e rochas, capaz de dar uma resposta eficaz às solicitações das diversas entidades, públicas e privadas, que solicitem aqueles serviços.

O equipamento foi dimensionado tendo em consideração a necessidade de o fazer deslocar, por via marítima, para as restantes ilhas. Por esse motivo e com o objectivo de facilitar essas deslocações, para além das características técnicas pretendidas para o equipamento, foram definidas condições de peso e de dimensões, que permitem que o seu transporte seja feito num contentor especial (Hi-cube).

A sonda adquirida é o modelo RL-48-L da marca ROLATEC, com motor Hatz de 45,6 KW, que possui uma coluna de perfuração com capacidade para perfurar até 300 m de profundidade.

A coluna de perfuração permite a remoção de varas de 6000 mm de cada vez durante a fase de perfuração e o sistema de mordentes hidráulicos tem capacidade para suportar e enroscar varas de perfuração até 200 mm de diâmetro. O chassi, equipado com um guincho, está montado em lagartas de aço e o seu nivelamento é feito com quatro macacos hidráulicos. O equipamento possui ainda uma bomba de água de apoio à coluna de perfuração.

O equipamento inclui, também, um penetrómetro para a realização de ensaios SPT, o qual possui um mostrador digital no painel de comandos para leitura directa de valores.


GaCS/VS

Sem comentários: