segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Governo assinala Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher




No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher, que se celebra esta quarta-feira, a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através das direcções regionais da Igualdade de Oportunidades e da Solidariedade e Segurança Social e do Instituto de Acção Social, promove um conjunto de eventos nas ilhas Terceira e São Miguel, com vista a assinalar a efeméride.

Neste contexto, um grupo de mulheres irão visitar esta quarta-feira de manhã, o núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, tendo como objectivo proporcionar um contacto com a arte.

Às 14H30 decorre no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, uma Mesa Redonda moderada pela jornalista Laura Lobão e que conta como convidados Helena Costa da APAV, José Leão do Ministério Público, Maria José Raposo da UMAR e Sandra Furtado do Centro de Apoio à Mulher. Durante este evento será, ainda, lançado o conto infantil “Diário do Meu Segredo”, da autoria da escritora Susana Teles Margarido, uma obra que visa alertar as crianças para a problemática da violência doméstica. Seguindo-se um momento musical da responsabilidade da artista Teresa Gentil.

No mesmo dia, na Praça Velha, em Angra do Heroísmo e na Praça Francisco Ornelas da Câmara, na Praia da Vitória, na ilha Terceira, assinala-se a efeméride com diversas iniciativas.

Na quinta-feira, às 9 horas, decorre no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, um seminário subordinado ao tema “Não Fique na Sombra”.

Apresentação do conto infantil “Diário do Meu Segredo” cuja dramatização estará a cargo do Grupo de Teatro do Liceu de Angra do Heroísmo é outro dos eventos previstos.

Já no dia 28 deste mês, terá lugar no Centro Cultural de Angra do Heroísmo, durante a hora do conto infantil, a leitura do conto “Diário do meu Segredo”.

As iniciativas contam com o apoio da Rede de Apoio à Mulher em Situação de Risco de S. Miguel e Terceira, da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, da Câmara Municipal da Praia da Vitória, da Confederação Operária Terceirense, da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e da UMAR.


GaCS/SM

Sem comentários: