quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Governo investe 18,5 milhões de euros na rede viária



O Governo dos Açores prepara-se para investir no próximo ano cerca de 18,5 milhões de euros na construção e reabilitação da rede viária regional.

Desse total, cerca de 5,9 milhões de euros destinam-se a construções, com destaque para a Variante à ER 1-1.ª, em Rabo de Peixe, onde no próximo ano deverão ser gastos 5,2 milhões de euros, enquanto 12,7 milhões de euros visam o programa de reabilitação de estradas regionais nas diferentes ilhas.

De acordo com o plano para 2010, as maiores reabilitações vão ocorrer nas redes viárias de S. Miguel (3,6 ME), Flores (2,6 ME), S. Jorge (1,1 ME) e Terceira (940 mil euros).

Por sua vez, a construção e reabilitação de miradouros e zonas de lazer está dotada no plano com uma verba de 2 milhões de euros, destinando também o governo 900.000 euros à SPRHI, SA para fazer face a encargos com contratos-programa no âmbito da rede viária e aquisição de terrenos para obras a cargo daquela sociedade anónima de capitais públicos.

Ao sistema de transportes terrestres e segurança rodoviária foram afectos, no plano para o próximo ano, cerca de 6,6 milhões de euros, a maioria dos quais para apoio à renovação da frota adstrita ao transporte colectivo regular de passageiros (2,2 ME) e ao serviço de transporte colectivo de passageiros (2,5 ME).

Construção, ampliação e remodelação de edifícios públicos (6,6 ME), cooperação com diversas entidades (2,9 ME), Laboratório Regional de Engenharia Civil (330.000 euros) e divulgação e sensibilização (50.000 euros) são os outros projectos de um alargado programa, dotado com 37 milhões de euros, que abrange rede viária regional, transportes terrestres e equipamentos colectivos.

De entre os edifícios públicos a remodelar no próximo merecem destaque, pelas verbas envolvidas, os Paços da Junta Geral (1,5 ME), em Angra do Heroísmo, a sede da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (1,3 ME) e o Palácio de Santana (1 ME), em Ponta Delgada, e as instalações da Assembleia Legislativa (800.000 euros), na Horta.


GaCS/FG

Sem comentários: