segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Governo alarga sistema de apoio social a empresa privada



Numa iniciativa inédita na Região, a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social celebrou hoje, em Ponta Delgada, um contrato de apoio, através do Programa de Apoio à Iniciativa Privada (PAIPA), com a empresa Home Instead Senior Care, destinado à prestação de serviços de apoio domiciliário a idosos, no concelho de Ponta Delgada.

O serviço em causa terá capacidade máxima para 50 utentes e prestará serviços de higiene pessoal, habitacional, tratamento de roupas e fornecimento de refeições, durante 36 meses.

Falando durante a cerimónia de assinatura do contrato com a empresa Home Instead Senior Care, Ana Paula Marques destacou a importância deste evento, uma vez que se trata da primeira experiência da entrada de uma empresa privada no sistema de apoio social, neste caso concreto, a idosos.

Para a governante regional, esta experiência nos Açores “é o início de um processo que pode originar excelentes resultados”, contribuindo, ainda, para a criação de postos de trabalho na Região.

Com este contrato, o Governo pretende, igualmente, combater as listas de espera nos serviços de apoio domiciliário, no concelho de Ponta Delgada, onde existem actualmente 50 pessoas em lista de espera.

Neste contexto, Ana Paula Marques afirmou ser objectivo do Governo, na actual legislatura, “melhorar significativamente o apoio ao domicílio e os cuidados ao idoso no seu meio natural de vida”, bem como alargar os serviços de apoio domiciliário a sete dias da semana.

Através desta iniciativa, o Governo dos Açores comparticipa em 100% os clientes assinalados pelo Instituto de Acção Social e 75 % os clientes identificados pela empresa privada.

Na ocasião, a secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social anunciou, a curto prazo, a abertura do primeiro lar privado, na Fajã de Baixo, na ilha de São Miguel, denominado “Residência Segura”, com capacidade para acolher 40 utentes.

A Home Instead Senior Care é líder mundial de serviços não-médicos de apoio domiciliário a pessoas idosas e dependentes, com um universo de cerca de 900 escritórios, operando em diversos países, entre os quais, os Estados Unidos, Japão, Canadá, Portugal, Autrália, Irlanda, Nova Zelândia, Inglaterra e Taiwan.




GaCS/SM

Sem comentários: