quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Computadores Magalhães não estão a ser utilizados nas escolas dos Açores


A denúncia foi ontem feita pela bancada do PSD/Açores, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma, durante o debate das propostas do Plano e Orçamemto para 2010.


Os social-democratas acusaram também o Executivo açoriano de passar alunos sem aproveitamento, apenas para esconder as taxas de insucesso escolar.

O debate sobre o sector da Educação foi, talvez, o mais animado no primeiro dia de discussão sobre as propostas do Plano e Orçamento do próximo ano, e isso porque Costa Pereira, deputado do PSD quis saber as razões pelas quais os computadores Magalhães não são usados nas salas de aula, questionando também a secretária do sector sobre o acompanhamento desse equipamento nas salas de aula.

Lina Mendes, secretária açoriana da Educação, garante que há computadores em todas as salas de aula, mas não chegou a dizer se são ou não utilizados.

As críticas do PSD estenderam-se também à forma como o Governo tenta encobrir as taxas de insucesso escolar, "afirmando o deputado Costa Pereira tratar-se de um autêntico milagre, quando um aluno faz três anos em apenas um".

Para Lina Mendes, é essa a atitude correcta.

O estatuto da carreira do docente e a polémica em torno da avaliação dos professores foram outros dos temas a marcar o debate sobre Educação no Parlamento açoriano.

Quanto ao Plano e Orçamento, ontem à tarde o Governo dos Açores definiu as prioridades para 2010, uma discussão iniciada por Sérgio Ávila, vice-presidente do Executivo, que garante que tudo fará para minimizar o impacto da crise financeira que afecta a Região, debate que se prolonga pelo dia de hoje.

Ricardo Freitas / Carlos Tavares


Fonte: RTP

Sem comentários: