quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Plano para 2010 contempla programa de ciência e tecnologia com 15 milhões de euros




O Governo dos Açores prepara-se para investir no próximo ano mais de 15 milhões de euros no programa de ciência, tecnologia, sistemas de informação e comunicações.

Desse montante, quase 90 por cento – cerca de 13,4 milhões de euros – é destinado à investigação, ciência e tecnologia, um projecto que agrega quase uma dezena de acções.

No âmbito do plano para o próximo ano, estão previstos investimentos de 6 milhões de euros no desenvolvimento das tecnologias de informação e da comunicação, 3 milhões de euros em iniciativas de I&D de contexto empresarial e 1,5 milhões de euros no apoio à formação avançada.

Em 2010, o apoio do governo a instituições de investigação científica contará com uma verba de 870.000 euros, estando também programados 572.585 euros para apoiar a Universidade dos Açores nas despesas com a construção e equipamento do campus universitário de Angra do Heroísmo e para as obras de adaptação do Hospital Walter Bensaúde, na Horta, a futura sede do Departamento de Oceanografia e Pescas.

Apoio a infra‐estruturas de divulgação científica e tecnológica (500.000 euros), comparticipação financeira para o desenvolvimento tripolar da Universidade dos Açores (450.000 euros), apoio à integração dos cidadãos portadores de deficiência na Sociedade do Conhecimento (300.000 euros) e projectos de investigação científica com interesse para o desenvolvimento sustentável dos Açores (200.000 euros) são outras das acções previstas.

O Plano Regional Anual para 2010 contempla ainda investimentos de 887.534 euros na área da cartografia, na sua maioria destinados à implementação de uma Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais e actualização da informação cartográfica do arquipélago, 350 mil euros para melhoria dos sistemas informáticos da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e, no domínio das comunicações, 300 mil euros para a estação de rastreio de satélites de Santa Maria, estações VLBI e Centro de Monitorização do Atlântico.


GaCS/FG

Sem comentários: