quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Valorização do mundo rural conta com 34 milhões de euros no plano para o próximo ano




O programa de valorização do mundo rural nos Açores está dotado no Plano Regional Anual para 2010 com mais de 34 milhões de euros.

Desse total, cerca de 26,8 milhões de euros irão financiar a preservação e valorização do ambiente e da paisagem rural, enquanto os restantes 7,2 milhões de euros visam a melhoria da qualidade de vida e diversificação da economia rural.

No âmbito da preservação e valorização do ambiente e da paisagem rural, o Governo programou acções ao nível da manutenção da actividade agrícola e dos pagamentos das medidas agro-ambientais e Natura 2000, nas quais vão ser despendidos, respectivamente, 12,4 e 11,9 milhões de euros.

No primeiro caso os pagamentos visam compensar os agricultores pelas desvantagens noutras zonas que não as de montanha, enquanto no segundo os apoios destinam-se a compensar os agricultores dos custos incorridos com as perdas de rendimento, resultantes destes explorarem parcelas situadas nas zonas da Rede Natura.

O programa inclui ainda investimentos de 2 milhões de euros no uso múltiplo da floresta, designadamente na gestão e valorização das 30 reservas florestais de recreio da Região, e 500 mil euros na formação e informação florestal.

Já projecto de melhoria da qualidade de vida e diversificação da economia rural, que tem uma dotação de 7,2 milhões de euros, mais de metade da verba orçamentada (4,2 ME) tem como objecto comparticipar as medidas florestais de desenvolvimento rural.

Diversificação da economia rural (1,4 ME) e fomento e gestão dos recursos florestais (1,7 ME) são as duas outras acções incluídas neste projecto.


GaCS/FG

Sem comentários: