terça-feira, 24 de novembro de 2009

Região vai dispor das recolhas de contos tradicionais feitas por Joanne Burlingame Purcel



O Director Regional da Cultura, Jorge Augusto Paulus Bruno, assina, no próximo dia 27 de Novembro, na Fundatión Ramón Menéndez Pidal, em Madrid, um protocolo que vai permitir à Região dispor, em formato digital, do conjunto completo das recolhas de contos tradicionais açorianos efectuadas pela investigadora norte americana, falecida em 1984, Joanne Burlingame Purcel nas ilhas dos Açores entre 1969 e 1971.

Este espólio, que encerra uma valiosa riqueza no domínio do património imaterial açoriano, contém cerca de meio milhar de contos, a maior parte deles perdidos no tempo, restando apenas as narrativas que constam dos registos sonoros. Num texto da investigadora publicado na Revista Atlântida, IAC, nº. 14, de 1970, pode ler-se: “Pelo que consegui apurar, estes grandes contistas, que eram analfabetos, tinham aprendido as suas histórias com pessoas que também não sabiam ler nem escrever (…) Coligi de 460 a 500 contos tradicionais”.

Recorda-se que na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no Museu de Angra do Heroísmo e no Centro de Conhecimento dos Açores a Região já dispõe de uma parte destes registos.

Após a assinatura deste protocolo, a Direcção Regional da Cultura fica em condições de providenciar a transcrição para formato digital dos registos sonoros que se encontram nas bobines, assegurando deste modo a preservação e a divulgação deste importante património imaterial.


GaCS/SF/DRAC

Sem comentários: