sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Governo vai avançar com várias reformas no sector da saúde



A alteração ao estatuto do Serviço Regional de Saúde, hoje aprovada no Parlamento açoriano, “é a primeira de um conjunto de reformas que o Governo vai empreender no sector da saúde”.

O anúncio foi feito na Assembleia Legislativa pelo presidente do Governo, que situou aquelas reformas ao nível organizacional, funcional e até de “algumas das finalidades essenciais” do Serviço Regional de Saúde.

O presidente do Governo lembrou, todavia, tal como já o dissera “em devido tempo”, que não aprecia, nem apreciou, “a forma de trabalho e a polemização constante que o senhor delegado de saúde [da ilha de S. Miguel] introduziu de forma recorrente, deslustrando concomitantemente o trabalho dos seus colegas”.

Para Carlos César, a actuação daquele responsável revelou-se “perturbadora da unidade e da eficácia do sistema de saúde no combate, em especial, a esta pandemia”, razão pela qual “o senhor delegado deixou de merecer a confiança do Governo”.

Nesse mesmo dia, prosseguiu o presidente do Executivo, também disse que ele só não era demitido “porque estava a ser concluída legislação por via da qual ele, como todos os outros delegados de ilha ou concelhios, cessariam automaticamente as suas funções”.

“Ou seja, esta proposta tem também esse benefício, no que diz respeito ao senhor delegado, mas não tem esse propósito”, garantiu Carlos César, adiantando que, por isso, o que deve ser discutido é a substancia do diploma e não “a sua imediata utilidade”.

“É isto que, com seriedade, deve estar em causa aqui., porque com seriedade eu digo também que se esta reforma não estivesse a ser empreendida, o Governo já tinha demitido esse responsável do nosso sistema de saúde”, concluiu o presidente.


GaCS/FG

Sem comentários: