quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais de 64 milhões de euros para a formação profissional



O investimento da Região Autónoma dos Açores no sector da formação profissional irá atingir no próximo ano cerca de 64,4 milhões de euros.

Estas verbas destinam-se essencialmente a custear acções de formação profissional para activos (trabalhadores, funcionários públicos desempregados) e formação profissional inicial.
Durante o próximo ano, o Governo projecta ainda investir 18,9 milhões de euros em programas de fomento, manutenção e criação de emprego e no apoio ao emprego dirigido a públicos fragilizados.

O Plano Regional Anual destina também uma verba de 7 milhões de euros para fazer face aos encargos com os programas de estágios profissionais nos Açores (Estagiar “L”, “T”e “U”), na Europa (Eurodisseia e Leonardo da Vinci) e nos Estados Unidos.

Adequação tecnológica dos serviços (251.384 euros), promoção da defesa do consumidor (250 mil euros), estudos e projectos nas áreas de actuação da DRTQPDC em parceria com entidades externas (440 mil euros), reforço da capacidade inspectiva da Inspecção Regional do Trabalho (480 mil euros) e combate ao trabalho precário (30 mil euros) são outras das acções previstas.
No seu conjunto, o programa qualificação profissional e defesa do consumidor está dotado com 91,7 milhões de euros, que serão financiados pelo plano (4,4 ME) e por outros fundos (87,3 ME).


GaCS/FG

Sem comentários: