quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Plano para 2010 prevê investimentos de 124,6 milhões de euros nos sectores agrícola e florestal



Cerca de 124,6 milhões de euros é quanto o Governo dos Açores vai investir no próximo ano no aumento da competitividade dos sectores agrícola e florestal.

Desse montante, quase metade (59,9 ME) destina-se a financiar o projecto de melhoria e desenvolvimento de infra-estruturas, que tem como principais apostas o abastecimento de água (13 ME), caminhos agrícolas (11,3 ME), infra-estruturas veterinárias (8,8 ME), caminhos rurais (6,3 ME), parques de exposições agro-comerciais (5,7 ME) e electrificação agrícola (5,3 ME).

Por sua vez, o projecto de modernização das explorações agrícolas e florestais, dotado no plano para o próximo ano com 29 milhões de euros, irá privilegiar o apoio ao investimento nas explorações agrícolas (8,8 ME).

Esta acção destina-se a pagamentos do PROAMA (de pessoas singulares e colectivas) bem como o compromisso regional de 15% relativo às medidas instalação de jovens agricultores e modernização das explorações agrícolas do PRORURAL no domínio da pecuária.

Sanidade animal (6 ME), reforma antecipada dos agricultores que cessem a sua actividade (4,1 ME), resgate de quotas leiteiras (2 ME) e experimentação e divulgação agrária (1,6 ME), vulgarização e extensão rural (1,3 ME) e diversificação agrícola (1 ME) são outras das várias acções incluídas neste projecto.

O plano para 2010 contempla ainda o projecto denominado aumento do valor dos produtos Agrícolas e Florestais, que está dotado com 36,6 milhões de euros.

Este projecto prevê acções no âmbito do apoio à indústria agro-alimentar (21 ME), regularização de mercados (7,9 ME) e apoio ao escoamento de produtos da indústria agro-alimentar (5 ME).


GaCS/FG

Sem comentários: