quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ana Vieira em 2010 no Museu Carlos Machado



O Museu Carlos Machado assinou um protocolo com a SATA no âmbito da exposição antológica de Ana Vieira comissariada por Paulo Pires Vale, professor de Filosofia na Universidade Católica Portuguesa.

Esta exposição, que estará patente ao público a partir de Junho de 2010 no Museu Carlos Machado seguirá, posteriormente, para o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian.

A SATA compromete-se a transportar as peças que vão integrar a exposição, assim como os courriers das instituições públicas e privadas emprestadoras das obras.

Ana Vieira é uma artista com raízes micaelenses. Foi em S. Miguel que passou a sua infância partindo depois para Lisboa onde estudou Belas Artes.

Esta artista inscreve-se no panorama da Arte Portuguesa das décadas de 60 e 70. O seu trabalho desenvolve-se a partir da metáfora do habitar construindo peças «ambientes», objectos inquietantes em simulacros por vezes difusos que evocam memórias e transparências. Perante as suas obras o público é convidado a encarnar o voyeur.

Ana Vieira está representada nas principais instituições museológicas portuguesas, nomeadamente em Serralves e na Gulbenkian.



GaCS/SF/MCM

Sem comentários: