sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Carlos César aponta Unileite como exemplo da tenacidade do sector agro-pecuário



No momento em que presidia à cerimónia de apresentação do projecto de ampliação da da Unileite e de lançamento de uma nova linha de produtos daquela fábrica de lacticínios, Carlos César fez questão de evidenciar toda a satisfação que sentia por estar a participar em mais um acto público que representava um momento especial da história da cooperativa.

Salientando o papel fundamental que a Unileite tem desempenhado no contexto produtivo da ilha de S. Miguel e dos Açores, o presidente do Governo Regional historiou a sua própria ligação pessoal e de governante à vida da cooperativa, recordando a situação de grande dificuldade e, até, de desesperança em que, quando tomou posse, em 1996, encontrou a instituição, os seus dirigentes e os seus cooperantes.

Na altura, graças a apoios governamentais e ao empenho de dirigentes e de muitos lavradores, foi possível concretizar investimentos que permitiram a expansão e modernização da unidade fabril, bem como de todo o sector leiteiro.

Todos, em conjunto, “combateram a desesperança, combateram a inacção, combateram a passividade e combateram o deixar correr de outros que poderiam ter comprometido definitivamente esta unidade estratégica”, lembrou o governante, para logo frisar que, depois dessa geração que geriu essa mudança fundamental, já está em campo uma geração que está a fazer da fábrica uma unidade cada vez mais moderna e mais importante na regulação do sector nos Açores.

“A verdade é esta: quando há uma dificuldade no sector, quando há um problema de preços, os lavradores e os governantes olham, esperançados, para a Unileite. E é a Unileite que lidera essa regulação, na defesa dos produtores açorianos”, disse Carlos César, sublinhando que, mercê da cumplicidade positiva e construtiva entre a cooperativa e o Governo, tem disso resultado grande benefício para a agro-pecuária.

Realçando que o investimento público no sector tem sido fundamental parta a economia açoriana, o presidente do Governo – reportando-se às dificuldades impostas pelas consequências da crise económica e financeira internacional – afirmou que, graças a esse fortíssimo investimento e ao talento e capacidades dos agricultores, o sector agrícola tem resistido melhor.

Sendo esta, como realçou, uma crise global, diferente da crise interna de carácter económico e financeiro que se viveu, nos Açores, em 1995 e 1996, “podemos contar com uma situação sólida das finanças públicas regionais”, o que permite que o Governo possa ajudar os agentes económicos a recuperar.

Na cerimónia de hoje a Unileite apresentou não só um projecto de ampliação da sua fábrica – num investimento de 26 milhões de euros –, como uma linha de quatro novos produtos, designadamente leites com cálcio, magnésio, vitamina D, com fibras e com zero por cento da lactose, em embalagens que serviram de mote a um desfile de vestidos que utilizavam, exactamente, aquelas embalagens.



GaCS/CT

Sem comentários: