sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Governo tem como objectivo a massificação do veículo eléctrico nos Açores


A massificação do veículo eléctrico no arquipélago é o grande objectivo do Programa para a Mobilidade Eléctrica nos Açores (PMEA), de cujo desenvolvimento e implementação foi encarregue um grupo de trabalho agora criado pelo Governo.

Uma Resolução do Executivo açoriano, hoje publicada em Jornal Oficial, atribuiu àquele grupo de trabalho a tarefa de apresentar “um quadro de referência para o modelo de mobilidade eléctrica a prosseguir com vista à massificação do veículo eléctrico nos Açores, com particular destaque para o desenvolvimento da infra-estrutura de carregamento, dos serviços prestados e dos actores envolvidos no mercado da mobilidade eléctrica”.

“Propor um conjunto de medidas destinadas a incentivar o PMEA na fase piloto e a promover a massificação do uso do veículo eléctrico” e “indicar parcerias a estabelecer com outras entidades nacionais ou internacionais, de forma a garantir a adopção de soluções tecnológicas compatíveis e universais”, são outras das missões cometidas ao grupo de trabalho.

No prazo de 90 dias, deverá o grupo agora criado propor ainda um quadro legislativo e regulamentar de suporte à implementação do Programa para a Mobilidade Eléctrica nos Açores.

Deste grupo de trabalho farão parte o director regional da Energia, que presidirá, um representante do departamento governamental competente em matéria de equipamentos e transportes terrestres, nomeado por despacho do respectivo membro do Governo, um representante da Agência Regional de Energia e Ambiente e um representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.


GaCS/FG

Sem comentários: