quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Jogo didáctico para divulgar história e cultura dos Açores


O jogo '" Descoberta dos Açores', que pretende divulgar a história e a cultura das nove ilhas do arquipélago, vai passar a ser comercializado em português e inglês, o que permitirá a sua entrada nos mercados estrangeiros.

A versão bilingue, hoje apresentada em Ponta Delgada, permitir divulgar os Açores junto dos turistas, que adquirem desta forma um maior conhecimento sobre o arquipélago, mas também manter a ligação à região dos filhos dos emigrantes açorianos nos EUA e Canadá.

"Em Toronto, Canadá, onde reside uma grande comunidade de emigrantes açorianos, já foram lançados 3500 jogos e o objectivo é ter o mesmo número este ano na Califórnia e no Massachussets, EUA, e no Brasil", afirmou Luís Carneiro, da empresa que lançou o jogo, em declarações à Lusa.

Este jogo foi criado há cerca de um ano e meio por uma empresa privada, com o objectivo de "dar a conhecer os Açores aos açorianos e divulgar as potencialidades do arquipélago aos turistas".

Luís Carneiro revelou que já foram comercializados 4500 jogos apenas nos Açores, com um preço de venda entre 30 e 35 euros.

"O sucesso do jogo na versão em Português já motivou o lançamento de uma segunda edição", afirmou, salientando o interesse que este jogo também tem despertado nos estabelecimentos de ensino.

'" Descoberta dos Açores' é um tradicional jogo de tabuleiro, para dois a cinco jogadores, que avançam ao ritmo dos dados e das respostas a perguntas sobre as ilhas, "com as quais é possível ir aprendendo factos da história e da cultura, mas também aspectos ligados à geografia ou às tradições açorianas".

O jogo é composto por 50 cartas, com 10 perguntas cada, sendo nove referentes a cada uma das ilhas do arquipélago e a restante um 'joker' que corresponde a uma resposta certa relativamente a qualquer ilha.

Fonte: DN

Sem comentários: