terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Carlos César realça o património açoriano na gesta republicana


O presidente do Governo dos Açores disse hoje ser “incontornável a menção a figuras e factos dos Açores nas lutas republicanas, na difusão do ideal republicano e na sua concretização a nível da Primeira e Segunda Repúblicas.”

Para Carlos César, “falamos sempre de figuras mais notáveis, como Manuel de Arriaga e Teófilo de Braga”, mas muitos outros deram uma contribuição notável, à época, em áreas como as ciências, a literatura, a filosofia e a política, não esquecendo que, na Segunda República, “ainda hoje temos a segunda figura mais alta do Estado, que é o açoriano dr. Jaime Gama, e já lá tivemos o dr. Mota Amaral.”

O presidente do Governo dos Açores falava no final de uma audiência que concedeu ao presidente da Comissão Nacional do Centenário da República, Artur Santos Silva, e acrescentou que a região tem procurado integrar-se nas comemorações invocando o seu património na gesta republicana e procurando que se dirijam, em especial, aos mais jovens.

Realçando que as iniciativas previstas decorrerão por todas as ilhas – envolvendo diversas entidades, desde museus a autarquias – Carlos César revelou que o Governo Regional encomendou ao artista plástico Tomás Borba Vieira retratos de Manuel de Arriaga e Teófilo de Braga, os quais serão colocados no Palácio de Sant´Ana.

Por outro lado, está a ser concluída, pelo escultor Francisco Simões, uma representação escultórica da República que será instalada no Palácio da Conceição.

O presidente do Governo, aludindo ao denso programa comemorativo do centenário da República que vai ser levado a efeito nos Açores manifestou-se convicto de que “dessas comemorações resultarão marcas indeléveis que terão muito interesse do ponto de vista da formação cívica dos nossos jovens.”




GaCS/CT

Sem comentários: