quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Governo prepara novo regime jurídico para as farmácias da Região



O governo dos Açores está a preparar nova legislação destinada a estabelecer o regime jurídico das farmácias na Região.

O anúncio foi feito pelo secretário regional da Saúde na cerimónia de tomada de posse do delegado regional da Ordem dos Farmacêuticos.

Segundo Miguel Correia a última revisão do estatuto político-administrativo da Região Autónoma dos Açores consagrou competência legislativa específica nesta matéria.

É preocupação do Governo dos Açores, disse o secretário da Saúde, que a nova legislação “integre as soluções que melhor beneficiem as populações no acesso ao medicamento”.

Miguel Correia conta com o diálogo com os parceiros nesta área para que se consiga o melhor resultado em temos de política do medicamento, para o arquipélago.

Na mesma ocasião, o secretário da Saúde lembrou que em 2009, o governo promoveu o acesso gratuito aos medicamentos genéricos para os pensionistas, uma medida que beneficiou cerca de 18 mil açorianos e implementou o “Compamid”, um apoio para os idosos na compra de medicamentos, que beneficiou à volta de 12 mil pessoas.

Estas duas medidas representaram um apoio directo de cerca de quatro milhões de euros.

Miguel Correia saudou também o delegado regional da Ordem dos Farmacêuticos, João Pedro Freitas e sublinhou que é importante que as instituições, como as ordens profissionais, se mantenham vivas e actuantes, por constituírem movimentos impulsionadores do progresso e da modernização e serem interlocutores privilegiados do poder político na procura de soluções que beneficiem as populações.

A cerimónia contou com a presença de Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.



GaCS/RC

Sem comentários: