quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SAG’s mantêm-se disponíveis


A Secretaria Regional da Saúde esclarece que os Serviços de Atendimento à Gripe não encerram na Região Autónoma dos Açores.

As orientações dadas aos Centros de Saúde foram no sentido de adaptarem os horários de funcionamento dos SAG’s às necessidades, mas mantendo as estruturas disponíveis.

Esta decisão pretende acautelar, por um lado, as situações das ilhas que ainda se encontram em fase de transição e, por outro, eventuais novos casos que possam surgir nas localidades onde já se regista um decréscimo dos casos de gripe A.

São, portanto, razões de precaução que aconselham a que os Serviços de Atendimento à Gripe se mantenha disponíveis, prontos a proceder à observação, com o devido isolamento, de alguma situação suspeita ou encaminhada pela Linha Saúde Açores.

É uma opção que evitará ter de voltar a organizar as estruturas, se surgirem novos casos, em qualquer localidade.

A Secretaria Regional da Saúde reafirma que não se trata de desperdício de recursos, mas sim, de uma medida preventiva para salvaguarda da saúde das pessoas.

A Secretaria da Saúde recomenda às pessoas que estejam atentas a eventuais sintomas gripais e, no caso de evolução de febre ou outros sinais, contactem a Linha Saúde Açores (808 24 60 24).

Volta, também, a chamar à atenção para a importância da vacinação, como forma de protecção contra o vírus da Gripe A.


GaCS/RC

Sem comentários: