quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Deslizamento de terras no Corvo obriga ao reforço dos muros de suporte




A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE), através da Delegação de ilha das Flores e Corvo, desde esta madrugada que enviou para a zona do Grotão da Latina, na ilha do Corvo, uma equipa de emergência em resposta ao deslizamento de terras que destruíram uma garagem.

Por causa da saturação dos terrenos em conjugação com a forte precipitação deste fim-de-semana, a enxurrada afectou uma infra-estrutura que funciona como garagem, situada junto a uma linha de água. No entanto, o pavimento da estrada e as obras que se encontram em curso na zona não foram afectados.

A Delegação da SRCTE visitou o local, juntamente com o presidente da Câmara Municipal da Vila do Corvo e um encarregado da Castanheira & Soares e chegaram à conclusão que será necessário reforçar o talude mediante a construção de um muro de suporte em betão armado para a consolidação da estrada.

A fim de evitar futuros deslizamentos e destruição do pavimento da estrada, vai ser construído um muro com pelos menos 35 metros de comprimento e 16 metros de altura.

Recorde-se que o local onde decorreu o aluimento de terras desta madruga foi já alvo de inundações no dia 26 de Dezembro por causa do volume de água provenientes do Grotão da Latina, arrastando na altura parte do talude mas cujas obras de reforço já foram executadas, até dez metros acima do local atingido esta manhã.



GaCS/VS

Sem comentários: