quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Professores recebem formação dedicada à Educação para o desenvolvimento sustentável



Mais de uma centena de professores do 2º e 3º ciclos, das ilhas Terceira e Pico, iniciam este mês uma formação dedicada à Educação para o desenvolvimento sustentável, um projecto financiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

“Cidadania e sustentabilidades para o século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores” é o nome do projecto, desenvolvido por Ana Maria Bettencourt e Manuel Carvalho Gomes, que se prolonga até 2011.

O primeiro grupo de trabalho, composto por cerca de 40 docentes que fazem parte dos conselhos de turma, inicia hoje, pelas 16 horas, na EBS Tomás de Borba o primeiro módulo dedicado aos itinerários ambientais e percursos de formação.

Segue-se a 23 e 24 de Fevereiro a mesma acção de formação na ilha do Pico, que vai reunir na EBI da Madalena cerca de 70 professores.

Este projecto, cujo primeiro módulo de formação termina em Julho de 2010, visa desenvolver competências no domínio da Educação para o desenvolvimento sustentável e produzir conhecimento no domínio do património ambiental dos Açores.

O segundo módulo, dedicado à cidadania e sustentabilidades, vai decorrer entre Outubro de 2010 e Maio de 2011 e abranger domínios tão diversos como a biodiversidade (laurissilva), a geodiversidade (vulcanismo) e a fotografia enquanto estratégia de Educação para o desenvolvimento sustentável.

Este projecto formação/investigação faz sentido nos Açores, uma vez que a região constitui um exemplo de comunidade sustentável onde as componentes ambientais, económicas e sociais apresentam um significativo grau de equilíbrio, que importam conhecer para preservar e divulgar.

Será dada, também, importância à difusão dos conhecimentos produzidos pelas Universidade dos Açores junto das escolas, atribuindo aos professores um papel fundamental na investigação e produção de materiais pedagógicos.

Além das Secretarias Regionais da Educação e Formação e Ambiente e Mar são parceiras deste projecto a Universidade dos Açores (grupo de Biodiversidade), os Montanheiros (Terceira e Pico), as autarquias e as escolas.


GaCS/RM

Sem comentários: