terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Governo inspecciona pontes das estradas regionais

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, iniciou a inspecção anual às obras de arte – pontes e viadutos – das estradas regionais.

Existem, actualmente, nos Açores, 560 obras de arte, entre pontes, pontões e viadutos, e vão ser alvo de inspecção, numa primeira fase, pelos chefes de sector da Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres (DRETT).

Perante qualquer anomalia detectada no tabuleiro, base ou pilares, é imediatamente comunicada ao Laboratório Regional de Engenharia Civil que emitirá o parecer final para a intervenção necessária a efectuar.

Independentemente desta prática regular e anual, refere o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, “são realizadas inspecções mais específicas sempre que se justifiquem, por exemplo, após grandes chuvadas que obrigam a reforços acrescidos de pontos e viadutos”.

A propósito, José Contente realçou que após a intempérie do dia 13 de Fevereiro foi imediatamente efectuada uma vistoria técnica à ponta da Ribeira Grande contígua à estrada regional 1-1ª, na malha urbana da cidade, junto ao Teatro Ribeiragrandense.

O relatório da DRETT concluiu que a ponte, e o respectivo arco, “não apresentam qualquer patologia na sua estrutura”.

José Contente assegurou que todos os anos as pontes e viadutos são alvo de inspecções técnicas de forma a garantir a segurança de bens e pessoas.


GaCS/VS

Sem comentários: