terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Governo apoia projecto da Açoreana de Seguros dirigido a alunos com dificuldades


A secretária regional da Educação e Formação assistiu hoje, em Ponta Delgada, à cerimónia de encerramento do projecto “Unidos na Escola”, desenvolvido pela Açoreana de Seguros.

De acordo com Maria Lina Mendes, trata-se de uma iniciativa que, por um lado, promove um produto da empresa mas, por outro, consegue apoiar alunos que, por algum motivo, têm maiores dificuldades na aprendizagem.

A selecção das escolas envolvidas nesta iniciativa teve em conta um projecto transparente. Foi de acordo com as provas de avaliação somativa externa que se identificaram os estabelecimentos de ensino onde os resultados escolares eram menos bons, explicou Lina Mendes.

O projecto "Unidos na Escola", do grupo Banif, cujo presidente do Conselho de Administração, Horácio Roque, esteve também presente na cerimónia, atribuiu 10 mil euros a cada uma das cinco escolas seleccionadas. Trata-se das escolas de Rabo de Peixe, Povoação e Lagoa, em S.Miguel e, na ilha Terceira, as escolas da Terra Chã e dos Biscoitos.

O Governo Regional acolheu com agrado a proposta da Açoreana de Seguros, disponibilizando-se, desde logo, para proporcionar recursos e métodos de formação mais adequados a estes alunos com dificuldades na aprendizagem. Segundo a secretária regional, esta iniciativa vem, deste modo, contribuir para a política educativa do Governo.

O executivo açoriano tem apostado, continuamente, no melhoramento e modernização do parque escolar da Região, garantindo a qualificação das tecnologias da informação, dos recursos materiais, assim como a formação dos docentes, afirmou a responsável.

Na sequência desta iniciativa da Açoreana de Seguros, a secretária regional da Educação e Formação revelou a intenção do executivo de dotar as escolas com um kit de material, composto por um quadro interactivo, um vídeo-projector e ainda um software educativo. Todos estes recursos materiais serão acompanhados de respectiva formação, sublinhou Lina Mendes.

A governante destacou também a necessidade de investimento no 1º ciclo, pois é nesta fase que as crianças começam a apreender as bases essenciais, com vista a uma educação futura de sucesso.

Maria Lina Mendes realçou o exemplo da Açoreana de Seguros e expressou a expectativa de que esta iniciativa se possa alargar a outras empresas da Região.



GaCS/BP

Sem comentários: