quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Escolas do Pico aderem à iniciação teatral promovida pelo Governo



No âmbito do “Laboratório – Escola Móvel de Teatro”, a Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, está a promover na ilha do Pico, de 20 a 28 de Novembro, em horário pós-laboral, uma acção de formação sobre iniciação teatral, com o actor e encenador Luis Varela, destinada aos grupos de teatro da referida ilha.

Para além dos grupos de teatro, professores e a população estudantil manifestaram grande interesse nesta actividade, pelo que a Direcção Regional da Cultura decidiu organizar uma acção de sensibilização destinada aos estudantes, no mesmo período, em colaboração com os estabelecimentos de ensino da ilha do Pico (Escola Básica Integrada e Secundária das Lajes do Pico, Escola Básica Integrada e Secundária da Madalena e Escola Básica Integrada e Secundária de S. Roque do Pico).

Durante a semana de 20 a 28 de Novembro, o formador, Luis Varela, está a desenvolver acções específicas com os alunos do 3º. ciclo e secundário, através de sessões diárias. Aos alunos do 3º. ciclo são proporcionadas três sessões de duas horas, em que as actividades são centradas no jogo dramático e teatral, a partir de jogos de improvisação para um texto teatral. Os alunos do nível secundário (10º. e 11º. ano de escolaridade) estão a frequentar duas sessões de três horas, perspectivadas no sentido da história do teatro desde a antiguidade, cujos conteúdos pretendem motivar os jovens a questionarem e interpretarem a dimensão cívica que o teatro pode ocupar na comunidade.



GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: